A honestidade e as situações de mentiras brancas | Mensagem diária 23/ago

Ser desonesto me trouxe culpa vergonha auto piedade autopunição ressentimento e muitos outros sentimentos e crenças negativas. Quando comecei a frequentar as reuniões ouvia no preâmbulo de abertura sempre uma frase repetida muitos anos ao começar as reuniões.

Era um trecho de um livro que dizia: Raramente vimos alguém fracassar tendo seguido cuidadosamente nosso caminho. Os que não se recuperam são pessoas que não conseguem ou não querem se entregar por completo a este programa simples, em geral homens e mulheres que, por natureza, são incapazes de serem honestos consigo mesmos.

Existem pessoas assim. Não é sua culpa; parece terem nascido assim. São naturalmente incapazes de aceitar e desenvolver um modo de vida que requeira total honestidade. Suas “chances” são inferiores à média. Existem, também, as que sofrem de graves distúrbios mentais e emocionais, mas muitas delas se recuperam se tiverem a capacidade de serem honestas.

Eu refletia muito sobre rigorosa honestidade. E perguntava sobre situações de mentiras brancas; aquelas que dizemos justamente para evitar que alguém sofra. Como por exemplo, quando minha amiga volta do salão com o cabelo horrível. Além de grosseiro seria cruel dizer a verdade…

A resposta para isso; em primeiro lugar; é que a honestidade deve ser em primeiro lugar COMIGO MESMO! Essa é a grande importância de ter momentos diários sozinho com Deus para que eu possa ser honesto comigo mesmo e isso não interessa a mais ninguém.

Em segundo lugar devo saber se minha desonestidade vai ferir alguém ou causar qualquer dano. E finalmente quando eu estiver em dúvida se minha honestidade será melhor ou pior ao ser revelada; que meu critério seja o Amor!

Não sou fanático, mas gosto de ser cristão e acreditar que o Amor tudo cura, tudo recupera, e tudo pode!

Meditação para o dia:

Até uma virtude deve ter critério! Use a honestidade com moderação! Deus é Amor! Use à vontade!

Narração – Christian Simon
Edição – Anderson Cavalcante
Produção – Marta Lima

© Videobes 2016

Na Categoria Meditações
Assista Também

Deixe seu comentário

Facebook
Twitter