A natureza de uma família é justamente a segurança | Mensagem diária 06/mar

Jurei que seria diferente dos meus pais. Jurei que jamais gritaria com meus filhos ou os castigaria, ou seria negligente ou distante ou ausente. Que jamais os controlaria.
Na vida adulta tendo sido arrastado para uma miséria espiritual dos vícios quebrei meus juramentos e me senti o pior fracasso da humanidade. Fracassado e repetindo os comportamentos de meus parentes eu me castigava e me punia. Ficava sem comer, não comprava nada pra mim e não ia ao médico ou dentista para check ups.
Embora meus primeiros meses de casamento tenham sido muito felizes e cheios de flores; como diz Caetano Veloso: … eu sei que flores existiram mas não resistiram a vendavais constantes…
Só quem tem experiência com os vícios e famílias disfuncionais sabe a dor da desgraça, dos sonhos destruídos, as crueldades das traições e vinganças. A perversidade de ser obrigado a manter em segredo os podres e a roupa suja da casa.
A ambivalência de momentos alegres contrastando com violência e amargura, me fazia acreditar que era normal.
Até minha madrinha me esclarecer que normal é o que segue uma norma. Pode ser que violência doméstica siga uma norma de famílias disfuncionais. Mas Não é natural.
A natureza de uma família é justamente a segurança que ela oferece para que seus membros cresçam desenvolvendo todo seu potencial a serviço de Deus. Garantir o futuro e o bem estar das gerações que virão.
Então o que pode ser normal às vezes não é natural. Com os 12 passos; descobri que posso mudar as normas. E quebrar a cadeia de perversidade e ignorância que assolaram meus ancestrais.
Não posso jurar que nunca mais vou errar com aqueles que amo. Descobri que certas promessas não podem ser feitas porque não há garantia de serem cumpridas. Mas só por hoje, enxergo e mudo o que preciso.

Meditação para o dia
Me entregando aos cuidados de Deus sou capaz de romper um destino e criar outro.

Narração – Christian Simon
Edição – Antônio Leal
Produção – Marta Lima

© Videobes 2017

Na Categoria Meditações
Assista Também

Deixe seu comentário

Facebook
Twitter