Adorava uma controvérsia @ 10ª Tradição @ Meditações

Embora todas as tradições de todos os grupos de 12 passos sejam adaptadas para seu objeto de recuperação; o princípio espiritual é o mesmo; e sempre cito as tradições de AA, por ter sido o primeiro de todos os grupos de 12 passos e 12 tradições. A tradição 10 de AA diz:

10. Alcoólicos Anônimos não opina sobre questões alheias à irmandade; portanto, o nome de AA jamais deverá aparecer em controvérsias públicas.

Todas as 12 tradições me ajudaram muito a conviver com outras pessoas.

Eu me sentia desconfortável, aprisionada e tensa quando estava com outras pessoas.

Me sentia responsável por manter a harmonia do ambiente qualquer que fosse. Mas tinha um ego gigante e inflado e desejava que as pessoas me respeitassem para que eu tivesse autoridade no ambiente. Dessa forma eu sempre tinha uma opinião. Sobre qualquer que fosse o assunto. Eu era refém de um ego doente.

Na época de ativa eu não percebia; mas ADORAVA uma controvérsia!

Como me dava prazer defender minhas ideias e ganhar debates, mostrar que eu era informada; inteligente, e superar qualquer argumento da outra parte com meu brilhantismo retórico! Sim. Eu sempre estava com a razão. E isso esgotava minhas energias. Eu ficava exausta, mas não abria mão de ter a razão. Não importava o quanto isso me custasse. E isso me fazia viver tensa; irritada; e nervosa o tempo todo.

Até que minha madrinha me fez a recorrente pergunta que fazemos em recuperação:

“Você quer ser feliz ou ter razão?” Na primeira vez que ela perguntou eu respondi que queria ter razão. Ela riu muito. Então ela me apresentou a tradição 10 e aprendi que viver em controvérsia é uma grande perda de tempo e energia. Assim como nas reuniões não devo trazer assuntos polêmicos de fora para evitar a controvérsia; também posso conduzir meus relacionamentos livres de um ego inchado que sempre quer ter razão.

Quando comecei a praticar essa tradição nas reuniões e em minha vida; perdi a necessidade de estar sempre certa; e comecei a desfrutar do prazer do silêncio, e da plenitude de reconhecer que sou apenas um pequenino grão de areia na imensa enseada do universo.

Meditação para o dia
Estou em paz com meus conceitos. Estou liberta de precisar convencer os outros.

Daniela Ribeiro veste Casual Street (www.casualstreet.com.br).

Intérprete – Daniela Ribeiro
Direção – Christian Simon
Edição – Vinicius Vasconcelos
Produção – Marta Lima

© Videobes 2018

Na Categoria Meditações
Assista Também

Deixe seu comentário

Top do Mês
Facebook
Twitter