As críticas tinham um poder enorme sobre meu ego frágil | Mensagem diária 27/fev

Se tenho dores físicas, fica difícil ser gentil com os outros. Se tenho dificuldades financeiras é raro que consiga tratar os outros com cortesia. Se me sinto um fracassado é impossível não me relacionar com as pessoas, cheio de rancor e ressentimento. Se me sinto menos que os outros não consigo me livrar da amargura nas palavras e atitudes. Foi preciso que eu melhorasse a opinião que eu tinha a respeito de mim mesmo.

Tive que me dar conta que eu ambicionava e perseguia a perfeição inatingível e por isso vivia amedrontado e na defensiva pronto para revidar quem ousasse me criticar. Esse estresse fazia com que eu me isolasse para não arriscar ouvir mais nenhuma crítica. As críticas tinham um poder enorme sobre meu ego frágil e inflado.
Os vícios eram meu disfarce, meu álibi, meu esconderijo e consolo. Todos sabiam que se eu não estivesse bêbado, drogado ou tentando dominar e controlar os outros eu seria uma pessoa perfeita.

Sempre agressivo e ameaçador a qualquer crítica eu me afastava da prática de me enxergar e ver com honestidade minha totalidade de ser humano. Eu achava que não precisava de autoexame. Temia olhar para mim mesmo e admitir que tinha defeitos.
Era como ter um espinho na perna que eu não queria ver a gravidade da infecção. Aguardava que aquilo sumisse e cobria para que ninguém pudesse ver.

Nas reuniões fui encorajado a; primeiro desenvolver uma fé que seria poderosa para me devolver a sanidade, e logo em seguida, olhar de frente e aceitar a mim mesmo e só então começar a modificar. Não posso mudar sem enxergar. Ao ter medo do meu pior também tinha medo dos outros, e foi abandonando o julgamento dos outros para consertar a mim mesmo que consegui uma estrutura de paz.

Meditação para o dia
Perdi o medo de olhar para mim mesmo, e não espero perfeição dos outros e nem de mim mesmo. Sei que estou progredindo e isto me basta.

Narração – Christian Simon
Edição – Antônio Leal
Produção – Marta Lima

© Videobes 2017

Na Categoria Meditações
Assista Também

Deixe seu comentário

Facebook
Twitter