Assim é o vício. Ele surge para fazer frente a um medo | Mensagem diária 05/fev

É fácil perceber quando alguém está bêbado, ou entorpecido por qualquer droga ou ainda quando perde todos seus recursos em jogos. Mas como perceber quando nos empanturramos de comida sem ter fome? Ou quando ficamos gerando brigas sem utilidade? Ou quando abusamos do sexo? Ou quando ficamos perseguindo pessoas para lhes assassinar o caráter?

Quando existe uma matéria ou substância que traz alívio para os medos, é fácil identificar o objeto que está destruindo uma entidade humana, e foi para abandonar os consumos destrutivos que Bill W fundou a associação que conhecemos hoje como AA.
Bill conseguiu, praticando os 12 passos, substituir seu consumo de álcool por uma vida sadia, mas para seu grande espanto, sua esposa começou a se comportar com muito mais raiva e insanidade do que nos tempos em que ele bebia. Então ele sugeriu que ela também praticasse os 12 passos porque ela estava viciada em tentar controlar o vício de outro. Quando ela percebeu que não tinha o poder de controlar a bebida ou abstinência de seu marido, ela desabou. E foi assim que surgiu o Al-Anon. Louis, a esposa de Bill, percebeu que era impotente perante as vontades de outro ser humano.

Ela percebeu que sua obsessão pela vida do marido, fazia com que ela cobrisse seus próprios medos antigos e secretos, e essa obsessão tinha tornado-a insana. Ela começou a praticar os 12 passos abrindo assim a receita para combatermos qualquer tipo de compulsão-obsessão que destrói vidas.
Toda vez que percebo que estou me utilizando de algo destrutivo para lidar com meus medos, identifico o nascimento de um vício.
Dentre os muitos significados de vício no dicionário encontramos: “disposição para fazer o mal…”

Assim é o vício. Ele surge para fazer frente a um medo, mas é mais danoso que o próprio medo. O passo 2 me dá condições de remover a fachada do vício e lidar com o medo de frente. E me libertar definitivamente desse veneno.

Meditação para o dia
Hoje vou buscar mais uma técnica para praticar o passo2.

Narração – Christian Simon
Edição – Antônio Leal
Produção – Marta Lima

© Videobes 2017

Na Categoria Meditações
Assista Também

Deixe seu comentário

Facebook
Twitter