Até que ponto é importante @ 10ª Tradição @ Meditações

Nossas tradições são as experiências dos membros do passado que tiveram perdas dolorosas ao falharem na manutenção da unidade.

Um exemplo foi a sociedade dos Washingtonianos, que desejava ajudar alcoólicos a manterem sua sobriedade. Tudo ia muito bem até se envolverem na abolição da escravatura, que nada tinha a ver com os princípios de sobriedade. Por mais meritória que fosse, essa causa dividiu e extinguiu a sociedade.

Embora isso tenha acontecido há mais de cem anos, a lição foi bem aproveitada na tradição 10; prevenindo-nos de prejudicar nossos grupos com questões alheias a nossos princípios.

Para mim sempre foi uma grande tentação impor meus ideais. Muito cheia de mim mesma e de minhas conquistas acadêmicas eu me achava mais preparada e mais inteligente do que qualquer outra pessoa. Nunca fui tímida e gostava muito de me exibir. Cresci em um mundo dividido por racismo, homofobia, religião e políticas corruptas. Cheia de espírito cristão eu ambicionava viver em um mundo utópico descrito por Lennon em seu poema “Imagine”. Sempre achava que o meu lado da cerca era o lado certo. A tradição 10 me ajudou muito a perder a necessidade de convencer os outros de qual é o lado certo. Porque jamais nos envolvemos em controvérsia, nós que servimos os grupos com o espírito das tradições; aprendemos que não há lados quando uma doença humilha e machuca nossas vidas. Quando atingimos o fundo do poço somente um poder superior é capaz de restaurar nossa sanidade. Essa tradição habilitou em mim uma capacidade de não ter opinião sobre determinados assuntos. Achava que isso seria impossível para mim.

Praticando essa tradição consegui sobreviver impávida aos ataques mais ferozes de pessoas adoecidas. Sem que aquilo movesse um fio de cabelo meu. Livre de TODOS os ressentimentos contra meus opositores descobri o encanto de manter a minha serenidade, independente das pessoas ou circunstâncias.

Fui capaz de manter uma paz interior inabalável. Uma fé permanente no meu poder superior. Antes disso eu me desgastava em intermináveis discussões e carregava ressentimentos inúteis e infrutíferos. Abrir mão de estar com a razão o tempo todo trouxe um sol permanente para minha vida. E só por hoje me sinto em paz.

Meditação para o dia:

Se hoje é tudo o que tenho: até que ponto tal assunto é importante?

Daniela Ribeiro veste Casual Street (www.casualstreet.com.br).

Intérprete – Daniela Ribeiro
Direção – Christian Simon
Edição – Vinicius Vasconcelos
Produção – Marta Lima

© Videobes 2018

Na Categoria Meditações
Assista Também

Deixe seu comentário

Facebook
Twitter