Cada macaco no seu galho – 6ª Tradição @ Meditações

Se como grupo endossarmos outros projetos, não ajudaremos a proteger nossa identidade de grupo. Da mesma forma se eu me envolver em todos os projetos dos outros pra que gostem de mim, vou me desviar de meus próprios projetos e desmantelar minha integridade. A princípio parece que somos muito egoístas; mas precisamos desse egoísmo que considero saudável.
Resistindo ao desejo de resolver tudo na vida dos outros me desligo emocionalmente e me concentro em promover meu próprio crescimento espiritual.
Devo ter aceitação de que existem limites nas relações e se eu não observar esses limites, vou acabar absorvendo a vida de outra pessoa ou permitir que a outra pessoa absorva minha vida. Essa tradição é bem traduzida com o popular:
“cada macaco no seu galho”.
Quando apadrinho alguém posso oferecer um programa de 12 passos que funciona e minha experiência com esses passos. Se oferecer dinheiro sexo ou qualquer outro recurso estarei me desviando de um programa que funciona.
É claro que tenho uma conduta pessoal livre e posso fazer o que quiser. Não há proibições e não é pecado oferecer recursos. Mas devo sempre me lembrar de não me desviar do propósito primordial. Porque normalmente os desvios são em função do ego doente e orgulhoso que deseja reconhecimento.
E quando o reconhecimento não chega; vem a frustração e o vazio.
Assim também minhas crenças políticas, religiosas e filosóficas. Devo ter a aceitação que cada um tem a crença que deseja adotar. Mas cada um deve conservá-las para si sem querer impor aos outros. Quando um grupo apoia crenças alheias aos 12 passos o caos se instala e as controvérsias extinguem os grupos. E mesmo que outros não obedeçam a essa tradição; não entrarei em controvérsia porque o que os outros fazem ou dizem; não é da minha conta. Não tenho controle. Só posso oferecer minha própria integridade como bom exemplo.
Dinheiro, propriedade e prestígio sempre vão manipular meus defeitos de caráter, se eu permitir; mas sigo firme no propósito de meu crescimento espiritual.

Meditação para o dia
Vou às reuniões com aceitação; confiante de que minha integridade silenciosa é meu testemunho mais eficiente.

Ludmila veste Casual Street
www.casualstreet.com.br

Intérprete – Ludmila Olivieri
Direção – Christian Simon
Edição – Vinicius Vasconcelos
Produção – Marta Lima

© Videobes 2017

Na Categoria Meditações
Assista Também

Deixe seu comentário

Facebook
Twitter