Conhecendo o Passo 1 | Mensagem diária 02/jan

Transcrevo os passos de AA porque foi o primeiro grupo de recuperação a ser fundado com base nos 12 passos. Segue a transcrição do passo 1:

Passo 1: “Admitimos que éramos impotentes perante o álcool – que tínhamos perdido o controle de nossas vidas”.

Sabemos hoje, que álcool é apenas um dos inúmeros objetos de compulsão e obsessão. Logo depois do AA, foi fundado o Al-Anon, cujo objeto de obsessão e compulsão é controlar a bebedeira de outrem. E assim sucessivamente foram surgindo grupos de 12 passos cujo objeto de compulsão e obsessão é outro além de álcool ou controle da vida de outra pessoa, porém; os passos vão se adaptando, mudando apenas a palavra álcool pela obsessão qualquer que domina uma pessoa. Independente do grupo de 12 passos, o objetivo como grupo é sempre o mesmo: ajudar outros a se libertarem desse sofrimento que a obsessão e compulsão castigam.

Fazemos isso acolhendo e compartilhando nossas próprias experiências com a libertação. E ao longo dos anos essa energia de recuperação tem prosperado porque nós continuamos praticando os 12 passos em todas as nossas atividades.
O passo 1 é o começo de tudo porque finalmente percebemos que a única forma de encontrar a libertação é evitar o consumo daquilo que dominava nossas vidas. Se for o álcool, evitamos o primeiro gole, se for controlar os outros, evitamos a primeira briga, e assim por diante, vamos nos distanciando daquilo que nos impedia de ver a nós mesmos como instrumento divino e produtivo, e com essa distância voamos em direção à recuperação de tudo o que a tirania do vício nos levou a perder.
E lentamente vamos nos concentrando na única coisa da qual temos controle: nós mesmos.

E lentamente vamos descobrindo meios para retomar o controle de nossas vidas, independente das escolhas dos outros. Isso requer uma longa caminhada de descoberta de nós mesmos: quem somos; do que realmente precisamos, e qual é a nossa verdadeira natureza divina para fazer o bem e dele usufruir em sua plenitude.

Meditação para o dia

Só por hoje vou reservar um tempo para conhecer e praticar os 12 passos, na certeza de que posso conseguir minha libertação como tantos outros antes de mim no programa.

Narração – Christian Simon
Edição – Tuco Silva
Produção – Marta Lima

© Videobes 2016

Na Categoria Meditações
Assista Também

Deixe seu comentário

Facebook
Twitter