Escrever o que sentia e controle das minhas atitudes | Mensagem diária 19/abr

Ter que reprimir o que eu sentia, me fez procurar informação sobre a diferença de emoção e sentimento. Descobri que temos uma inteligência emocional e que ela pode ser exercitada da mesma forma como treinamos nossa inteligência convencional na escola. Emoção é um conjunto de respostas químicas que surgem quando o cérebro recebe um estímulo externo. Sentimento é uma resposta à emoção e diz como me sinto diante daquela emoção. Numa situação de perigo eu não penso que estou com medo. O medo aparece como um registro de que devo tomar uma atitude de emergência como lutar ou fugir. Só depois é que percebo que estou sentindo medo. Então meus sentimentos vão buscar outras emoções e comportamentos que vão me proteger e equilibrar meu corpo.

Dentro dessa dinâmica, fazer o Passo 4 e conversar sobre ele com alguém da minha confiança fez com que eu conhecesse minha própria memória emocional. Comecei a conhecer meus registros sobre as situações que eu vivi e como me sentia a respeito.
Essa prática além de um grande alívio, me trouxe a condição de perceber como eu funciono e reajo aos acontecimentos.

Ao escrever sobre o que me motiva, comecei a conhecer como reajo e melhor de tudo que pude começar a escolher como reagir me sentir. Logo depois que comecei a escrever o que sentia, comecei a me observar como me sentia. Ao ter consciência do que sentia eu tinha um maior domínio do que fazer quando era provocado.

Antes de escrever sobre como me sentia eu só sobrevivia, mas depois eu percebi que podia ter controle sobre minhas atitudes. Descobri que se o medo; a inveja; e a raiva me atacavam; eu podia escolher como responder a isso sem causar dano às pessoas ou a mim. E toda vez que uma emoção se manifesta em minha vida eu avalio o que estou sentindo e então posso escolher uma atitude sensata. E quando não surge nenhuma; peço ajuda a Deus.

Meditação para o dia:
O Passo 3 me faz confiante para seguir em frente; e o Passo 4 é minha bússola.

Narração – Christian Simon
Edição – Antônio Leal
Produção – Marta Lima

© Videobes 2017

Na Categoria Meditações
Assista Também

Deixe seu comentário

Facebook
Twitter