Estar certo deu lugar a ser feliz | Mensagem diária 13/abr

Depois que comecei a frequentar as reuniões de AA, outros programas me foram sugeridos. NA; N/A, comedores compulsivos, DASA, MADA, mas foi em Al Anon que descobri minha natureza de controlador, manipulador passivo-agressivo, egocêntrico visando somente meus ganhos; e fofoqueiro arruinando a reputação de quem contrariasse meus interesses. Fazer o inventário do outro era a forma que eu tinha de me defender. Quando acusava o outro e me fazia de vítima, sempre angariava simpatia dos desavisados, mas para mim só trazia destruição. Só agora vejo como participei da ruína de todos os meus relacionamentos. Pessoas sadias não se relacionam com manipuladores. Querendo direcionar as pessoas pra fazer o que eu queria; eu as afastava. Se eu me utilizava da cólera em ataques, não sobrava ninguém pra xingar.
Hoje, se preciso resolver uma disputa, eu o faço em um clima de harmonia. Posso comunicar tudo o que eu quiser sem levantar a voz pra me impor. Se me criticam, posso avaliar a veracidade de tal argumento, isso pode me ajudar a melhorar, e; no caso de ser mentira, posso ignorar.

Hoje tento ser parte das soluções ao invés de deixar minha vaidade aumentar o problema. Meter medo nas pessoas com ameaças; bloqueia as linhas de comunicação.

Pode acontecer de ter que lidar com pessoas muito difíceis e ainda doentes como eu fui uma vez. Nesses casos eu invoco a misericórdia e compaixão de Deus.

Mas é certo que pessoa alguma é responsável por minhas escolhas ou meus defeitos.

Quanto mais vou me conhecendo, mais imune eu me torno aos predadores que podem usar meu orgulho pra me manobrar de acordo com seus egocentrismos.

Abrir mão de estar certo o tempo todo eliminou minha vaidade de querer ser mais inteligente que os outros. Hoje se erro, eu conserto, e dou risada porque me dou permissão pra ser humano. Mas algo que parei de fazer é botar a culpa no outro.

Meditação para o dia:
Com o Passo 4, estar certo deu lugar a ser feliz.

Narração – Christian Simon
Edição – Antônio Leal
Produção – Marta Lima

© Videobes 2017

Na Categoria Meditações
Assista Também

Deixe seu comentário

Top do Mês
Facebook
Twitter