Fizemos uma lista de todas as pessoas que tínhamos prejudicado | Mensagem diária 01/ago

O passo 8 diz: Fizemos uma lista de todas as pessoas que tínhamos prejudicado, e dispusemo-nos a fazer reparações a todas elas. Fiquei bem confuso no início. Como assim? EU é que era o prejudicado e massacrado pelos outros.

Eu me achava tão legal com os outros e eles só me retribuíam com traições e ataques e todo o prejuízo era causado pelos outros; jamais por mim. Nesses momentos era fácil pra mim, vestir uma auréola de santo e fingir que não tinha prejudicado ninguém.

Mas lá no fundo borbulhavam aquelas feridas de culpa. Eram muitas. Mas minha vida era tão confusa que eu nem sabia que tinha que me sentar e escrever sobre isso pra ter uma visão realista de quais culpas eram minha responsabilidade e quais me tinham sido impostas por manipulações perversas dos envolvidos adoecidos ao meu redor.

A coisa mais legal que eu ouvi sobre o passo 8, é que o melhor dele é que ele NÃO é o passo 9. O passo 8 é somente e restritamente fazer a lista. Não devo fazer mais nada.

Mais tarde, num outro momento, vou praticar o passo 9 e então sim vou fazer as reparações e vou me LIBERTAR de toda e qualquer culpa que um dia eu permiti que entrasse na minha vida. Mas por hora = só a lista e a disposição de reparar!

Acredite, isso já é muito!

Meditação para o dia:

Fizemos uma lista de todas as pessoas que tínhamos prejudicado, e dispusemo-nos a fazer reparações a todas elas.

Narração – Christian Simon
Edição – Anderson Cavalcante
Produção – Marta Lima

© Videobes 2016

Na Categoria Meditações
Assista Também

Deixe seu comentário

Top da Semana

Sorry. No data so far.

Facebook
Twitter