Gratidão e felicidade | Mensagem diária 14/mar

Como eu sempre estava adiando para ser feliz; quando fosse adulto ou rico ou uma celebridade, ou formado na faculdade ou casado; eu percebi que pensava na felicidade em termos absolutos. Eu a tinha ou não. Estava certamente confundindo felicidade com sucesso. Entendia bem que ter sucesso era conseguir o que eu queria. É fácil se alegrar quando conseguimos algo almejado e sentir que vencemos e infelizmente, nós adictos acreditamos que podemos perpetuar os momentos de alegria e nos jogamos em conquistas megalômanas, cada vez maiores para sentir mais prazer de conquista. Acreditamos que assim conseguiremos a felicidade total. E quando não conseguimos nosso sucesso, ficamos frustrados e com a autoestima muito prejudicada, e nossa autoimagem reflete o que temíamos: que somos fracassados.

Enquanto eu me comportava dessa forma; querendo toda a felicidade, a arca do tesouro inteira; eu deixava as pequenas joias que me apareciam escorrerem por entre meus dedos. Não percebia que a alegria e a tristeza são apenas dois lados da mesma moeda. E é bom que seja assim. Fui ensinado a ser otimista e esconder a tristeza como se tristeza fosse uma grande vergonha e um perigo porque pode levar à depressão. Minha mãe se empenhava muito para que usássemos a fachada de uma família perfeita cheia de dentes. E negávamos que a depressão poderia ser uma doença da família porque essas coisas não existiam na nossa família, ainda que minha vó tivesse tentado o suicídio e alguns parentes terem estado em manicômios.
Em recuperação me permiti saborear a tristeza como um sentimento válido; meu.

Não faz parte de a nossa humanidade estar alegre o tempo todo. Então o conceito de que pra ser feliz: basta agradecer tudo o que já tenho; me ajudou a descobrir como ser feliz o tempo todo. Basta ser grato a Deus. E assim; me libertei da incessante busca por sucesso, e me concentrei nas coisas que eu achava que tinha direito como garantidas: ouvir boa música, meditar, aprender um idioma novo, praticar corrida, dançar, jardinar e ter plenas funções vitais pra tudo isso. Ter saúde pra trabalhar. Minha lista é imensa.
Se eu ficar triste, agradecerei.

Meditação para o dia:
Só por hoje, aproveitarei o dia com alegria e se tiver que ficar triste, vou confiar em Deus como sugere o Passo 3 porque: isso também vai passar.

Narração – Christian Simon
Edição – Antônio Leal
Produção – Marta Lima

© Videobes 2017

Na Categoria Meditações
Assista Também

Deixe seu comentário

Facebook
Twitter