O objetivo maior dos passos 8 e 9 é de fato nos libertar da culpa | Mensagem diária 30/ago

O passo 8 sugere fazer uma lista de pessoas a quem prejudiquei e ter a disposição de fazer reparações a elas.
Para mim no entanto; foi importante colocar todo o tipo de pessoas e com o tempo ir separando essas pessoas em grupos que não precisavam de reparação. Grupos de quem eu sentia apenas inveja e não tinham me feito nada. Enfim, conhecendo meus sentimentos e emoções e tendo certeza do que fazer a respeito de cada um.
O objetivo maior dos passos 8 e 9 é de fato nos libertar da culpa, que é um vetor necessário para ser viver com outros seres humanos. Sentir tristeza, remorso e compaixão é bom porque nos liberta do egocentrismo. Sentir remorso e compaixão são condições de ser humano, e é bom que eu não queira tomar o lugar de Deus. É sadio reconhecer que não estou certo o tempo todo e posso cometer enganos.
Mas como adicto, a culpa vira mais uma droga de compulsão. Eu não percebia que me machucar com álcool, drogas, brigas por controle, ressacas, fiascos, dívidas financeiras serviam para me dar uma sinistra satisfação de punição pela culpa.
A culpa exagerada e usada como droga me levava à autocomiseração e depressão e tristeza profunda e sem remédio. Perder o gosto pelas alegrias da vida me afundava num pântano sombrio de impotência para fazer qualquer coisa e o medo se instalava na minha alma com todo o tipo de tormento e castigo.
Pela graça de Deus, fiz minhas listas.
Aceitei meus sentimentos
Todos eles e não preciso mais negá-los, só preciso lidar com eles.
Toda essa carga de culpa depressão e tristeza foi removida quando tomei a decisão de fazer reparações a quem quer que eu devesse.
Sou adulto e responsável. Se erro tenho plenas condições de reparar. Deixei de ser refém da culpa e da autopiedade.
Meditação para o dia
É maravilhoso sentir-se recuperado! Sadio, maduro, próspero, feliz grato e firme na fé!

Narração – Christian Simon
Edição – Anderson Cavalcante
Produção – Marta Lima

© Videobes 2016

Na Categoria Meditações
Assista Também

Deixe seu comentário

Top da Semana

Sorry. No data so far.

Facebook
Twitter