Perdoo alguém quando consigo abandonar o desejo de vingança | Mensagem diária 20/mar

Eu fui ensinado a ignorar meus sentimentos. Me ensinaram que eu devia manter em segredo brigas de família, que eu devia perdoar meus abusadores e continuar me relacionando com eles como se nada tivesse acontecido. Ficar de bem com todo mundo era a regra. A qualquer custo. E assim eu continuava perdoando e continuava sendo abusado.
Em recuperação aprendi que perdoar é diferente de continuar permitindo ser abusado. Perdoo alguém quando consigo ser evoluído espiritualmente para abandonar o desejo de vingança. Mas isso não significa que não vou tomar providências para me proteger, e para garantir que nunca mais me machucarão. Perdoar não significa permitir novos abusos. Mesmo que para isso eu tenha que romper um relacionamento.
É fácil quando se pensa em divórcio, porque estamos acostumados a aceitar que se duas pessoas não são felizes juntas devem mesmo se separar. Mas quando se trata de parentes e amigos ficamos confusos quando nos encontramos nessa fronteira.
No passado eu me confortava com o álcool e as drogas pra fugir da dor de ser machucado. Ou então tentava controlar alguém pra não sentir a dor da minha realidade. Teve um tempo que me enchia de atividades pra não precisar pensar na minha realidade de abusos. Então foi ficando pior porque não tinha tempo pra passar com pessoas queridas e assim fui fugindo de qualquer intimidade e meus relacionamentos ficaram todos superficiais.
Em recuperação consegui confiar na minha madrinha. Fui muito abençoado porque ela era uma pessoa muito especial. Fui me soltando aos poucos e rompendo com os pactos perversos de segredos que me consumiam e hoje posso estar presente de corpo e alma com pessoas que amo.

Meditação para o dia
Só por hoje serei capaz de enxergar os limites que os abusadores transgridem. Tenho o direito de excluí-los de minha vida e fazer minha realidade segura.

Narração – Christian Simon
Edição – Antônio Leal
Produção – Marta Lima

© Videobes 2017

Na Categoria Meditações
Assista Também

Deixe seu comentário

Facebook
Twitter