Posso ouvir o outro em silêncio e apenas oferecer frases solidárias | Mensagem diária 07/set

Eu não percebia meu egocentrismo. Nem me considerava uma pessoa ególatra centrado em mim mesmo. Na verdade me achava generoso porque dava dinheiro pra igreja e agasalhos pros pobres e comida pras crianças pedintes.

Não percebia que colocar meu foco de vida exclusivamente nos meus projetos planos e desejos era uma forma velada de egocentrismo. Como difícil ir a uma reunião e falar só 10 minutos e ouvir 50!!!

Achava aquilo um péssimo uso do meu tempo. E aquelas pessoas só falavam besteiras! Era assim que eu mantinha meu egocentrismo velado e atuante. Mas como todos que praticam os 12 passos fica sempre a mais reiterada sugestão: continue voltando.

Gostando ou não, eu precisava dos grupos. Com o tempo fui me tornando um bom ouvinte. Sem julgar ou responder ou me envolver em debates de certo e errado.Então me dei conta que meu egocentrismo podia ser curado ao oferecer essa simples ajuda ao próximo: ouvi-lo.

Mesmo não tendo uma experiência pra iluminar o problema do outro, posso ouvir em silêncio e apenas oferecer frases solidárias como; “eu sei o que você está sentindo; isso é horrível mesmo; etc.”

Quando comecei a fazer isso, meu próprio sofrimento foi desaparecendo como que por um milagre. Não fazia idéia de o quanto me oferecer pra ouvir o outro curaria minha própria dor. E um sentimento de gratidão ao universo e uma paz plena começou a tomar conta de mim.

Meditação para o dia:

O amor sincero a outro semelhante é Deus trabalhando através de mim! Meu coração se enche de paz e plenitude divina!

Narração – Christian Simon
Edição – Anderson Cavalcante
Produção – Marta Lima

© Videobes 2016

Na Categoria Meditações
Assista Também

Deixe seu comentário

Top da Semana

Sorry. No data so far.

Facebook
Twitter