Rompendo a cadeia – 2ª Tradição @ Meditações

A 3ª Tradição de AA diz:

3. Para ser membro de A.A., o único requisito é o desejo de parar de beber.

Qualquer um, que declarar que tem o desejo de parar de beber é considerado membro; ou seja; ninguém pode dizer que você é membro a não ser você mesmo. Da mesma forma não há como expulsar alguém de AA. Todos os grupos que praticam os 12 passos, que possuem qualquer outro objeto como vício; seguem as tradições com ajustes. Mas a essência espiritual de todos é a mesma:

Tolerância, paciência, aceitação, compaixão.

Foi um choque pra mim; encontrar mendigos e prostitutas e moradores de rua e até pessoas bem perturbadas, dignas de tratamento psiquiátrico, nas reuniões de 12 passos. Alguns até depois de muitos anos de recuperados sentem confiança o bastante pra falar que cometeram crimes no passado de ativa. Mas a tradição 3 permanece sendo respeitada e todos os que preenchem esse único requisito são membros iguais; com direito de voto igual; com direito de participação igual.

Então lembrei de um amigo que sempre mencionava a tradição 3 em seus depoimentos. Ele falava que havia chegado ao grupo sentindo que não havia lugar pra recuperar-se de seu vício porque ele era negro e analfabeto. Ninguém dava crédito a ele. Ninguém tinha compaixão por sua dor. Até conhecer esse grupo de 12 passos que o acolheu e lhe explicou que por causa da tradição 3, qualquer um que deseje, pode ser membro, basta apenas preencher 1 ÚNICO requisito. Esse nosso amigo sempre me emociona, porque ele sempre compartilha que: não fosse essa tradição em especial, ele jamais teria conseguido um despertar espiritual que lhe trouxe sobriedade e com ela a superação da segregação racial e do analfabetismo. Ele estudou e aprendeu a ler e atualmente tem uma vida refeita. Sempre me identifico com ele porque me sentia desajustada em todo e qualquer ambiente, mas a tradição 3 me faz relaxar e sentir que tenho o direito de pertencer; de fazer parte.

Eu consumia, me sentia culpada, e precisava consumir mais para aplacar a dor da culpa do medo e da vergonha. Nos grupos eu fui aceita. Meu desejo de sobriedade foi sincero. Me deu condições de romper a cadeia do vício.

Meditação para o dia:

O desejo sincero é uma força da natureza.

Intérprete – Ludmila Olivieri
Direção – Christian Simon
Edição – Antônio Leal
Produção – Marta Lima

© Videobes 2017

Na Categoria Meditações
Assista Também

Deixe seu comentário

Facebook
Twitter