Tudo começa com a culpa | Mensagem diária 15/jan

Um dos sentimentos mais destrutivos de auto sabotagem é a culpa.
Até entrar em recuperação eu não sabia que podia dispensar esse sentimento. Agora sei que o passo 8 e o passo 9 podem eliminar completamente a culpa do meu sistema.
Mas tudo sempre começa com o passo1: Admissão.
Muito no início admitimos que tínhamos um problema de vício, e seja qual for o objeto desse vício, tínhamos perdido o gerenciamento de nossas vidas em função desse vício.
Mais adiante vamos aprendendo a reconhecer outras áreas em que temos que admitir e fazer algo a respeito.
A culpa fica em nossas vidas quietinha corroendo qualquer coisa boa que nos aconteça. Cada vez que temos uma conquista ou felicidade, a culpa entra em cena e nos rouba como se fosse uma poderosa credora de qualquer sentimento positivo. Então vem a raiva e o auto desprezo. Vem a ira e o auto castigo e chega a um ponto de eliminar nossa auto estima e ficamos cheios de ódio e rancor.
E tudo começa com a culpa. Não somos anjos e cometemos erros, mas amadurecemos o suficiente para nos responsabilizarmos por nossos erros e remover qualquer peso de culpa. Avaliamos e admitimos nossa culpa se for o caso. E reparamos qualquer dano.
Não sabíamos nada sobre a culpa ou como lidar com ela. Mas indo às reuniões, vou descobrindo novas técnicas de me libertar de fardos passados e recentes.
Frequentemente ouvimos nas reuniões o lema: “Parei de me chicotear”.
É justo nos entristecermos quando fazemos algo errado. Mas nós que não tínhamos maturidade espiritual, levávamos a culpa a um nível mórbido de autoflagelo.
Paramos com isso. Em recuperação descobrimos maneiras sadias de lidar com a culpa e dela nos libertamos.

Meditação para o dia
Só por hoje, admitirei minha culpa e farei algo sadio a respeito.

Narração – Christian Simon
Edição – Tuco Silva
Produção – Marta Lima

© Videobes 2016

Na Categoria Meditações
Assista Também

Deixe seu comentário

Facebook
Twitter