Viva e deixe viver @ 10ª Tradição @ Meditações

A tradição 10 nos lembra de jamais nos desviarmos de nosso propósito primordial ao entramos em controvérsia pública. Para tal; o princípio espiritual que mais praticamos é o “Viva e deixe viver”. Protegemos esse princípio voluntariamente porque sabemos que se não o fizermos estaremos comprometendo a eficácia de nossa associação em ajudar os que ainda sofrem. Ao longo dos anos muitas tem sido as tentações de nos manifestarmos publicamente quando nos atacam. Mas nossa determinação em evitar a controvérsia sempre fez com que os ataques se desfizessem sozinhos. Não cedemos a provocações, não respondemos a maledicências. Seguimos vivendo nossas vidas e deixando que todos vivam suas vidas porque vivendo num país livre todos têm o direito de manifestar suas opiniões. E esse é nosso maior segredo de sobrevivência como grupos: o que dizem a nosso respeito são sempre opiniões e não necessariamente fatos.

É quase impossível não nos envolvermos quando nos atacam. Não queremos parecer fracos e capachos que concordam com tudo. Contudo deixamos para debater essas questões com nossos padrinhos ou amigos de confiança em ambientes privados sem afetar o grupo com nossas inquietações particulares. Como indivíduos; temos direito a nossas paixões e opiniões. Mas essa tradição nos ensina a humildade verdadeira.

Na minha vida pessoal eu tinha a necessidade de me defender de qualquer comentário generalizado ou mesmo a um ataque pessoal. Mas essa tradição me faz relaxar e saber que não preciso entrar nas armadilhas que uma vez me eram tão atraentes. Uma postura de viver e deixar viver me trouxe a humildade de não precisar responder a provocações que sempre resultam em dramas. Parei de tentar controlar tudo e todos. Descobri a humildade de me concentrar somente naquilo que eu posso modificar: a mim mesma. Perdi a prepotência de querer mudar a opinião do outro só pra ter o orgulho de que o outro tenha sido convencido por mim. Por causa dessa tradição, nunca mais mordi a isca de entrar em brigas e conflitos. E para as minhas próprias questões tenho minha autoridade quando a questão não diz respeito aos outros.

Essa tradição nos mantém unidos em torno do nosso propósito primordial como grupos. Mas ela foi muito importante na minha vida pessoal.

Me libertou para viver e deixar viver.

Meditação para o dia:

Aproxime-se de Deus praticando os princípios;
E; milagres após milagres de libertação começarão a acontecer!

Daniela Ribeiro veste Casual Street (www.casualstreet.com.br).

Intérprete – Daniela Ribeiro
Direção – Christian Simon
Edição – Vinicius Vasconcelos
Produção – Marta Lima

© Videobes 2018

Na Categoria Meditações
Assista Também

Deixe seu comentário

Facebook
Twitter